Agendamento CNH Poupatempo Carapicuiba

O agendamento da Carteira Nacional de Habilitação no Poupatempo é um dos principais serviços disponibilizados aos cidadãos que precisam regularizar a situação da CNH. O atendimento para esta solicitação pode ser agendado pelo site oficial do programa ou através do aplicativo SP Serviços.

Embora a 2ª via da Carteira de Motorista esteja entre os pedidos mais frequentes, o Poupatempo também realiza uma série de outras atribuições envolvendo este documento. Consulte agora mesmo a lista completa e veja qual delas atende suas necessidades.

Lista de agendamentos da CNH realizados pelo Poupatempo

  • 1ª Habilitação
  • 2ª via da CNH
  • Reabilitação de Permissionário
  • Adição de categoria
  • Mudança de categoria
  • Troca da Permissão para Dirigir pela CNH Definitiva
  • Processo de Suspensão
  • Processo de Cassação
  • Renovação (com exame realizado no Poupatempo)
  • Renovação (com exame realizado fora do Poupatempo)

Como agendar um serviço de CNH para o Poupatempo

Agora que você já sabe quais são os serviços de CNH disponíveis, nós vamos explicar como funciona o processo de agendamento. Para começar, você vai precisar fazer um rápido cadastro. Veja como funciona.

Cadastro no site do Poupatempo

Comece acessando o portal pelo endereço www.poupatempo.sp.gov.br;

» Localize o botão com a inscrição “Entre ou cadastre-se” e clique nele;

» Agora clique no botão escrito “Cadastre-se”;

» Em seguida, digite o seu CPF e clique em “Avançar”;

» Na tela seguinte, você precisa informar seus dados pessoais. *Importante: lembre-se de informar um e-mail que você utiliza com frequência, pois você receberá uma mensagem de ativação do cadastro;

» Ao finalizar, clique no botão “Avançar”;

» Confira os dados que você informou e clique em “Confirmar pré-cadastro”;

» Para dar prosseguimento ao cadastro, você deve abrir o e-mail enviado pelo Poupatempo e clicar no link de ativação;

» Após clicar no link, você será levado à página do Poupatempo; defina uma senha de acesso e clique em “Avançar”;

» Após realizar este procedimento, o seu cadastro estará ativado e você poderá fazer o agendamento.

Agendar pelo site do Poupatempo

Agora que você realizou o cadastro, já é possível realizar o agendamento da CNH no Poupatempo para o serviço que você precisa. Mas antes de começar, é recomendável consultar se a sua Carteira de Motorista está em situação regular.

Além disso, veja também se ela está registrada no Estado de São Paulo, na mesma cidade da sua residência. Se atender a esses requisitos, acompanhe o passo a passo a seguir para agendar o atendimento:

» Na tela inicial do site do Poupatempo, clique no botão “Agendamento” e informe seus dados de acesso (CPF ou e-mail ou RG ou telefone e senha);

» Em seguida, você poderá visualizar as opções de agendamento para a CNH. Vamos escolher “CNH – 2ª via, Troca da Permissão para dirigir pela Definitiva”, mas as instruções para agendar são iguais para todos os casos. Portanto, basta você seguir o nosso tutorial, seja qual for o serviço que você precisa;

» Na tela seguinte, você pode escolher entre “Local” e “Data”. Se clicar em local, o site vai exibir todos os postos do Poupatempo que realizam o serviço de CNH que você vai fazer. Caso clique em “Data”, você deve escolher o dia que deseja ir à unidade, e então, o portal vai mostrar todos os postos que possuem o agendamento disponível para o dia que você escolheu;

» Após definir o local e a data, basta escolher o horário que você deseja;

» Na próxima tela, serão exibidos todos os detalhes do agendamento. Se estiverem corretos, clique em “Confirmar Agendamento”;

Logo depois, você verá a confirmação do agendamento. Nesta tela são exibidos o número do protocolo, o endereço da unidade do Poupatempo escolhida, a lista de documentos que você precisa levar e também o valor da taxa de serviço.

Pagamento do serviço de CNH no Poupatempo

Diferentemente dos serviços de RG, que podem ser pagos com antecedência, o pagamento das demandas correspondentes à CNH é feito apenas nos postos do Poupatempo. O órgão aceita dinheiro e cartões de débito de todos os bancos. Cartões de crédito não são aceitos.

Além disso, se for o caso, o cidadão também deve arcar com as taxas de exames realizados fora dos postos do programa.

Isenção do pagamento da CNH no Poupatempo

Seguindo a lei estadual nº 15.293, é possível obter isenção dos custos da Carteira de Motorista nas seguintes condições:

  • Durante uma condição de calamidade pública ou de estado de emergência decretados no município em que o cidadão habilitado reside.
  • Em 60 dias corridos após o encerramento da situação de calamidade pública ou estado de emergência.

Quem pode retirar a CNH no Poupatempo

Além do cidadão requerente, a retirada da Habilitação pode ser feita por um procurador ou por um parente próximo. Acompanhe a documentação que deve ser apresentada:

Próprio cidadão: a identificação será feita pela foto presente na nova CNH.

Procurador: deve apresentar uma procuração por instrumento particular ou por instrumento público (vigente), além de documento de identificação original. A procuração particular deve ser original, ter firma reconhecida por autenticidade ou semelhança e contar com data de emissão de até três meses anteriores à data de solicitação realizada pelo cidadão interessado.

Observação: se a procuração for concedida a um advogado, não é necessário reconhecer firma.

Parente (pais, filhos ou irmãos, além de cônjuge/companheiro (a): deve apresentar protocolo de atendimento, documento de identidade original e documento original ou cópia autenticada de documento que comprove o grau de parentesco. Pode ser RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, escritura de União Estável ou a própria CNH que será entregue.

Como cancelar o agendamento da CNH no Poupatempo

Fez o agendamento mas não vai poder comparecer no dia/hora que você agendou? Não se preocupe, pois é possível cancelar o atendimento. Para fazer isso, basta seguir as instruções a seguir:

» Acesse o site do Poupatempo e clique no botão “Agendamento” localizado na página inicial;

» Informe seus dados de acesso e faça o login;

» Você verá uma lista com todos os atendimentos agendados;

» Localize a coluna “Excluir” e clique no ícone de uma lixeira;

» Você verá a seguinte mensagem: “Deseja realmente excluir o item?”. Para confirmar o cancelamento, clique em “Ok”.

Informações úteis sobre o serviço de CNH no Poupatempo

  • É possível iniciar o processo de renovação da CNH a partir de 30 dias corridos antes do vencimento do documento.
  • O motorista está apto a dirigir por até 30 dias corridos após o vencimento da Habilitação.
  • Antes de agendar, é recomendável fazer uma consulta para saber se a Habilitação não está cassada ou suspensa.
  • Antes de agendar, é recomendável verificar se a CNH está registrada no mesmo município de sua residência. Caso contrário, será necessário fazer a transferência.
  • O número do protocolo deve ser apresentado no dia do atendimento no posto.
  • Os documentos apresentados pelo cidadão devem estar bem conservados, pois não podem dificultar ou comprometer a avaliação de sua autenticidade.
  • Em relação ao pagamento, todas as taxas devem ser registradas no CPF do cidadão requerente da Carteira de Motorista.
  • Os exames fora do Poupatempo devem ser realizados em clínicas credenciadas pelo DETRAN-SP.
  • A validade da Habilitação é de 5 anos para pessoas de até 65 anos. Acima dessa idade, a validade passa a ser de 3 anos.
  • Caso a Habilitação seja entregue com erro, o cidadão tem até 30 dias corridos (a partir da data de emissão) para solicitar a correção. Se a pessoa perder o prazo, será preciso pagar a taxa de serviço novamente.
  • A multa para o motorista que dirige com a Carteira de Motorista vencida há mais de 30 dias é gravíssima, resultando em pagamento pela infração e 7 pontos no prontuário.