Agendamento RG Poupatempo Carapicuiba

Você sabe por que o agendamento para RG no Poupatempo é necessário? Esse procedimento existe em razão da acentuada quantidade de pessoas que procuram pelo serviço diariamente.

Com o sistema de reserva antecipada, o órgão consegue controlar o fluxo de atendimento nos postos, assim é possível atender toda a demanda de usuários com agilidade.

Através dessa prática já utilizada há muitos anos pelo Poupatempo, o cidadão garante que poderá ser atendido no dia e no horário em que marcou, sem perder tempo com filas ou atrasos.

O agendamento para a emissão da Carteira de Identidade pode ser feito pela internet, via portal oficial do programa, e também pelo aplicativo SP Serviços. E nunca é de mais lembrar: nenhum valor é cobrado por isso.

Opções de agendamento do RG no Poupatempo

O Poupatempo realiza uma série de atendimentos relacionados à 1ª e 2ª via do RG. Acompanhe a lista e veja qual deles atende suas necessidades:

1ª via para cidadão menor e maior de idade, 2ª via para cidadão menor e maior de idade 2ª via por furto ou roubo, 2ª via por documento desatualizado, 2ª via por perda e 2ª via por documento em mau estado de conservação.

Passo a passo para agendar o RG no Poupatempo

Embora seja um das principais demandas executadas pelo Poupatempo, o processo do agendamento da Identidade gera dúvidas em muitas pessoas. No entanto, o passo a passo é bastante simples. O procedimento completo consiste em duas partes: fazer o cadastro e realizar a reserva do serviço desejado pelo site do programa.

A partir de agora, você poderá acompanhar todas as instruções para agendar o atendimento no dia e no horário que for mais conveniente para o seu deslocamento a um posto do Poupatempo.

Cadastro no site

» Entre no site oficial através do endereço www.poupatempo.sp.gov.br;

» Em seguida, clique no botão “Entre ou cadastre-se” localizado na página inicial;

» Para prosseguir, clique no botão “Cadastre-se”;

» Digite o seu CPF e clique em “Avançar”;

» Na próxima tela você precisa digitar seus dados pessoais. Cadastre um e-mail que você usa com frequência, pois através dele você receberá uma mensagem para ativar o cadastro;

» Ao concluir o preenchimento das informações, clique no botão “Avançar”;

» Confira todos os dados; se estiver tudo certo, clique em “Confirmar pré-cadastro”;

» Para continuar, abra o e-mail enviado pelo Poupatempo e clique no link enviado no corpo da mensagem;

» Ao clicar no link, você será automaticamente direcionado (a) ao site do Poupatempo para definir uma senha; registre a senha e clique em “Avançar”;

Agora você já tem tudo pronto para fazer o agendamento do RG.

Agendamento

Com o cadastro ativado, você poderá agendar o atendimento. Caso você precise fazer a segunda via da Identidade, será necessário informar o número do seu RG atual. Se o serviço for destinado a um ou mais dependentes, tenha em mãos o RG dessa (s) pessoa (s). Veja como funciona o processo:

» Na tela inicial do site do Poupatempo, clique em “Agendamento” e digite seus dados de acesso (CPF ou e-mail ou RG ou telefone e senha);

» Digite seus dados de acesso e clique em “Entrar”;

» Entre as opções de serviço exibidas pelo site, clique em “RG – Carteira de Identidade”.

» Na tela seguinte, clique no botão “Local” e escolha a unidade que você deseja;

» Logo depois, selecione uma data e um dos horários disponíveis;

» No próximo passo, escolha se o agendamento é somente para você, se é para você e algum dependente ou se é apenas para um dependente; o Poupatempo considera como dependente filho, filha, pai, mãe, avó e avô.

Agendamento somente para você

Será necessário informar: gênero, serviço a ser agendado, número do seu RG atual (se tiver) e nacionalidade.

Agendamento para você + dependente (s)

Será necessário informar: seu gênero, serviço a ser agendado para você, número do seu RG (se tiver) e sua nacionalidade, além de grau de parentesco com o dependente, nome, data de nascimento, serviço a ser agendado e número do RG do dependente (se ele tiver); para confirmar a inclusão do dependente, clique em “Adicionar dependente”.

Agendamento somente para dependente (s)

Será necessário informar: grau de parentesco com o dependente, nome, data de nascimento, serviço a ser agendado e número do RG do dependente (se ele tiver); para confirmar a inclusão do dependente, clique em “Adicionar dependente”.

Após preencher todas as informações, clique em “Prosseguir Agendamento” para ser direcionado (a) à seção de pagamento;

Pagamento da Carteira de Identidade no Poupatempo

O programa oferece duas opções de pagamento, além da possibilidade de agendar sem quitar a taxa. Contudo, o Poupatempo recomenda pagar antecipadamente. Entenda como funcionam as opções.

Pagamento do RG por débito

Ao escolher a função “Débito”, o site vai oferecer quatro opções de bancos para o pagamento: Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil. Após escolher a instituição de sua preferência, clique em “pagar com débito online”.

Em seguida, uma nova janela do navegador será aberta com o site do banco, por isso, é indispensável desbloquear o bloqueador de pop-ups. Faça o login no internet banking e pague a taxa. Lembre-se de salvar ou imprimir o comprovante, pois será necessário apresentá-lo no dia do atendimento.

Pagamento do RG por boleto

Selecionando a opção de “Boleto”, basta clicar no botão “Imprimir o Boleto Bancário”. O documento será carregado automaticamente em arquivo PDF para você baixar e fazer o pagamento em qualquer banco. Fique atento (a), pois se o bloqueador de pop-ups estiver ativado, não será possível visualizar o arquivo.

Agendar sem fazer o pagamento antecipado

Também é possível finalizar o agendamento sem pagar. Para escolher essa opção, basta clicar em “Agendar sem pagamento”. Neste caso, será necessário quitar a taxa no posto do Poupatempo. São aceitos cartões de débito de todos os bancos e dinheiro. Não é possível pagar com cartão de crédito.

Confirmação do agendamento da Identidade

Após passar pela tela de pagamento, você verá o protocolo de confirmação do serviço. O site também exibe as informações do agendamento, bem como os documentos que você precisará levar e as instruções do atendimento.

No dia do atendimento, você deverá apresentar a numeração do protocolo. Se não puder fazer a impressão, anote este número em algum lugar. Lembrando que você também recebe o protocolo no seu e-mail.

Documentação para fazer o RG no Poupatempo

Veja a relação de documentos que cidadãos brasileiros devem apresentar para emitir a Carteira de Identidade no Poupatempo:

1ª via para maior de 18 anos

Certidão de nascimento: original e cópia simples OU cópia autenticada e cópia simples.

Certidão de casamento: original e cópia simples OU cópia autenticada e cópia simples.

Cadastro de Pessoas Físicas (CPF): original (documento opcional)

Cartão do Cidadão: original (documento opcional)

Comprovante de tipagem sanguínea: original e cópia simples (documento opcional)

RG atual (se for emitido fora do estado de São Paulo): original e cópia simples (documento opcional)

Certificado de Reservista: original e cópia simples (documento opcional)

Carteira de Trabalho e Previdência Social: original e cópia simples (documento opcional)

Título Eleitoral: original e cópia simples (documento opcional)

Carteira Nacional de Habilitação (CNH): original e cópia simples (documento opcional)

Observação: o CPF, Cartão do Cidadão e Comprovante de Tipagem Sanguínea devem ser apresentados somente se você desejar que as informações desses documentos sejam impressas na Carteira de Identidade. Já os demais documentos opcionais são solicitados para facilitar a emissão do RG caso você não tenha a documentação principal.


1ª via para menor de 18 anos

Certidão de nascimento: original e cópia simples OU cópia autenticada e cópia simples.

Certidão de casamento (se o cidadão tiver): original e cópia simples OU cópia autenticada e cópia simples.

Cadastro de Pessoas Físicas (CPF): original (documento opcional)

Cartão do Cidadão: original (documento opcional)

Comprovante de tipagem sanguínea: original e cópia simples (documento opcional)


2ª via para maior e menor de 18 anos

Certidão de nascimento: original e cópia simples OU cópia autenticada e cópia simples.

Certidão de casamento (se o cidadão tiver): original e cópia simples OU cópia autenticada e cópia simples.

Comprovante de pagamento: original ou impresso da internet

RG (se o cidadão tiver): cópia simples (pode ser cópia de um documento antigo)

Boletim de ocorrência: original (somente para casos de furto ou roubo)

Cadastro de Pessoas Físicas (CPF): original (documento opcional)

Cartão do Cidadão: original (documento opcional)

Comprovante de tipagem sanguínea: original e cópia simples (documento opcional)


Informações úteis sobre a foto para o RG no Poupatempo

O Poupatempo não inclui a fotografia 3×4 entre os documentos necessários porque ela é registrada no próprio posto. No entanto, o órgão estabelece algumas instruções que devem ser seguidas para evitar possíveis problemas. Veja as regras:

  • Roupas brancas ou muito claras devem ser evitadas;
  • Acessórios de cabeça como laços, presilhas, tiaras e faixas são permitidos apenas para crianças menores de 5 anos;
  • Óculos escuros são liberados somente para deficientes visuais. Ainda assim, o uso é permitido mediante apresentação do Laudo Médico (original cópia simples).
  • Véu, boina, touca, turbante ou lenço são permitidos somente por motivos de religião ou tratamento médico. Para casos religiosos, é necessário apresentar o Comprovante de Entidade Religiosa (original ou cópia simples).

Como cancelar o agendamento

Caso não seja possível comparecer ao posto do Poupatempo no dia ou no horário agendados, o site permite fazer o cancelamento. Funciona assim:

» Entre no site do Poupatempo e faça o seu login;

» Clique no botão “Agendamento”;

» Na tela seguinte, todos os agendamentos serão exibidos em uma tabela;

» Identifique o atendimento que você deseja cancelar e clique no ícone de uma lixeira;

» A mensagem “Deseja realmente excluir o item?” será exibida. Clique em “Ok” para confirmar o cancelamento.

Canais de atendimento do Poupatempo

O Poupatempo disponibiliza quatro opções de atendimento aos cidadãos que desejam obter informações e esclarecer dúvidas sobre os serviços:

Portal oficial: www.poupatempo.sp.gov.br.

Aplicativo de celular SP Serviços: pode ser baixado para Android e iOS;

Poupinha: assistente virtual presente na tela do portal oficial. Além disso, o Poupinha também atende pelo aplicativo Facebook Messenger;

Totens de autosserviços: os totens são equipamentos informatizados que permitem realizar agendamentos e concluir uma série de serviços sem precisar passar pelo atendimento nos balcões. Através deste sistema, é possível fazer o pedido da 2ª via da CNH ou do RG (se for emitido a partir de agosto de 2014), emitir o Atestado de Antecedentes Criminais e agendar uma data para ser atendido (a) em qualquer unidade do programa. Os totens estão presentes nas maiores unidades do Poupatempo.